Profissionais de ensino vão intensificar combate ao trabalho infantil no Ceará

Programa reconhecido como modelo, pela Organização Internacional do Trabalho, ampliará ações para mais vinte municípios

Representantes de mais de cem cidades cearenses serão capacitados, nesta segunda e terça-feira (20 e 21), na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), para atuar no combate ao trabalho infantil, no Estado. Será a 9ª Oficina de Coordenadores Municipais do PETECA, o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como modelo de boas práticas em defesa dos direitos e proteção à infância, no Brasil e no mundo.

 

Durante o evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, mais de 150 participantes (a maioria, profissionais de ensino) vão receber orientações e tirar dívidas sobre o que diz a lei em relação do trabalho precoce, no Brasil. Também conhecerão mais sobre a atuação de órgãos que integram a rede de proteção à infância, como os conselhos tutelares. De volta aos municípios de origem, os novos coordenadores do PETECA vão capacitar professores da rede pública, para que identifiquem casos de exploração e promovam atividades em sala de aula a fim de conscientizar os alunos sobre os prejuízos do trabalho precoce.

Segundo o IBGE, cerca de 80% dos brasileiros com menos de 18 anos que trabalham também frequentam escolas. "Os educadores são os profissionais que melhor estão capacitados e em condições de identificar e contribuir com a mudança desse cenário", afirma o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. Dos 113 municípios que confirmaram presença, na oficina, 20 participarão das ações do PETECA pela primeira vez. É o caso de Choró, Fortim, Irauçuba, Jaguaribara, Mombaça e Nova Russas.

A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio apontou queda de 49% dos casos de trabalho infantil no Ceará, entre 2014 e 2015, enquanto a redução média no país foi de 19,8%. Em números absolutos, o IBGE identificou 73.895 crianças e adolescentes em situação de trabalho no Estado, em 2015. No ano anterior, eram quase 145 mil.

SERVIÇO

IX Oficina de Coordenadores Municipais do PETECA
Dias 21 e 22 de fevereiro | das 8h às 17h
Local: APRECE (Rua Maria Tomásia, 230)

Imprimir