MPT mobiliza gestores de Juazeiro do Norte para combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho no Ceará reuniu representantes do município de Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (10), para discutir medidas de combate à exploração de mão de obra infantil, na cidade. A iniciativa pretende envolver e mobilizar os novos gestores nas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de forma intersetorial.

Na ocasião, a procuradora Lorena Camarotti falou sobre os casos de exploração mais frequentes na região, em especial nos períodos de romaria, nos semáforos e nos mercados públicos. "Discutimos o diagnóstico do trabalho precoce, os recursos necessários para implementação das estratégias e a recomposição da comissão que irá conduzir as iniciativas em defesa da infância", resume. Participaram do encontro representantes das Secretarias da Educação, Ação Social, Saúde, Esporte, Turismo e Romaria.

​Criado pelo Governo Federal, o PETI é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. No Ceará, o programa abrange 65 municípios, que apresentaram 400 ou mais casos de trabalho precoce, no último censo realizado pelo IBGE.

Imprimir