Adolescentes recebem capacitação gratuita para o mercado de trabalho

Com lápis de cor, Josué desenha a lembrança de um momento de expectativa e dúvidas. O traço, ainda infantil, destoa do homem em formação, com fios de bigode descoloridos a despontar. É ele na figura humana retratada no papel, com tracinhos no lugar do tronco e membros. O Josué empacotador de supermercado.

DSC 0760
DSC 0760

Mas o rapaz teve que pagar um preço muito alto pela autonomia que esperava ter, aos 16 anos, quando decidira trabalhar. O comércio só contratava adolescentes fora da escola. Abandonar os estudos era condição para assumir uma jornada completa. "Quando faltava o funcionário que separava as mercadorias, eu é que tinha de fazer o trabalho. Carreguei fardo de arroz, de refrigerante... era muito peso e eu me sentia cansado", relembra.


Assim como Josué, outros adolescentes de 14 a 17 anos começaram, nesta terça-feira (14), um curso preparatório para o mercado de trabalho, promovido pelo Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) com apoio do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). "O que a gente busca, aqui, é oportunizar a mudança. Mas quem muda mesmo a vida é cada um de vocês, com determinação, esperança e persistência", disse o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima para os jovens. "Se algo no passado deu errado, o importante é que agora existe a chance de recomeçar", destacou.


Uma oportunidade de recomeço é o objetivo para a maioria dos alunos, que cumprem medidas socioeducativas. Outros, como Josué, foram resgatados de situações de exploração, quando o trabalho, que deveria ser espaço de aprendizagem, favorece a evasão escolar e expõe a riscos os adolescentes. "Por mim, eu ficava na escola e trabalhava em alguma coisa que eu pudesse aprender e crescer; e não carregando peso", planeja Josué.
Serão doze encontros semanais, durante três meses, em que os alunos terão aulas de marketing pessoal, relacionamento interpessoal e informática. "Eles vão aprender, por exemplo, como se portar numa entrevista de emprego e como elaborar o próprio currículo", detalha a gestora de aprendizagem no ISBET Emanuelle Marjúria. Nas próximas semanas, o MPT-CE deve mobilizar empresas e órgãos públicos a fim de inserir os jovens no mercado de trabalho, como aprendizes.


Aos 16 anos, Liliane Miranda faz planos. Aluna do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do bairro Planalto Airton Sena, ela trouxe o irmão para testemunhar o início da história que pretende escrever a partir de agora. "Não tenho como voltar o tempo e mudar o passado. Mas agora ei quero fazer diferente. Quero conseguir um emprego e ajudar minha família", afirma determinada.

Imprimir