Parceria do MPT-CE com Unicef estimula uso da plataforma U-Report

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) irá utilizar a plataforma U-Report, desenvolvida pela Unicef, para fortalecer a participação política e social de adolescentes.

 A partir desta quarta-feira (25), estudantes de todo o estado participantes do Peteca – Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – e membros dos comitês de adolescentes contra o trabalho infantil serão mobilizados para se cadastrar na plataforma.

A disseminação do U-Report é mais um desdobramento da parceria entre Unicef e MPT-CE, que este ano passou a fazer parte da Comissão Estadual do Selo Unicef 2017/2020. “A colaboração com o Unicef fortalecerá ainda mais os projetos e ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil no estado”, explica o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. “Para isso, é importante estimular a participação política e social dos adolescentes na luta por seus direitos”, defende.

U-Report

A tecnologia permite a participação de jovens e adolescentes em consultas públicas sobre temas de seu interesse, por SMS e redes sociais. Os jovens e adolescentes se engajam voluntariamente, com comentários, enquetes e fluxos de perguntas e respostas sobre temas de seu interesse. Desenvolvida pelo escritório de inovação da Unicef no Quênia, a ferramenta está presente em mais de 40 países e gera dados estatísticos que são levados para autoridades, mostrando a voz dos jovens sobre assuntos como bullying, qualidade da educação, HIV, racismo, violência. Para conhecer mais sobre a plataforma U-Report, clique aqui.

Imprimir