Arte como instrumento de transformação social

Espetáculo reúne 18 produções de alunos da rede pública em defesa da infância

Estudantes de 15 municípios cearenses vão esbanjar talento no palco do Cuca Mondubim, nesta quinta-feira (20). Eles são finalistas da 10ª edição do Prêmio Peteca, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), com o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho precoce. O prêmio será o reconhecimento às melhores produções artísticas dos alunos, bem como à dedicação dos profissionais de ensino envolvidos na rede de proteção à infância.

Ao todo, 804 trabalhos foram inscritos para a etapa estadual. “São aqueles que ficaram em 1º lugar em cada cidade”, explica o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. “Se a gente totalizar tudo o que foi produzido em nível municipal, em mais de 1.800 escolas da rede pública... é possível ter dimensão de quantas pessoas entraram nesse debate”, reforça.

Em sua décima edição, o concurso foi dividido em três níveis: 1) 4º e 5º anos; 2) 6º e 7º anos e 3) 8º e 9º anos. Os trabalhos vencedores nos dois primeiros níveis vão representar o Ceará no Prêmio MPT na Escola, que é a etapa nacional da competição. Além de representantes da capital, chegaram à final do Prêmio Peteca 2018 (nível III) estudantes de Aracati, Barroquinha, Beberibe, Crato, Eusébio, Fortim, Granja, Jaguaribe, Jaguaruana, Jucás, Quixeramobim, São Benedito, Senador Pompeu e Viçosa do Ceará. Para acessar a lista de finalistas, clique aqui.

No ano em que completa uma década, o Programa Nacional contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foi o 1º colocado do Prêmio CNMP, entre boas práticas executadas em todo país, na categoria “indução de políticas públicas”. O anúncio do resultado foi no último dia 13, em Brasília.

Hoje, o programa está presente em mais de 140 municípios do estado; mobiliza quase 350 mil estudantes e mais de 23 mil profissionais de ensino. Entre 2009 e 2015, o Ceará reduziu em mais de 70% os casos de trabalho precoce, segundo o IBGE. Foi a maior redução registrada no país, no período. Para expandir o projeto em nível nacional foi criado, em 2009, o programa MPT na Escola.

Serviço

PRÊMIO PETECA 2018
https://www.premiopeteca2018.com.br/
Dia 20 (quinta), das 9h às 12h
Local: Teatro do Cuca Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n - Mondubim, Fortaleza - CE, 60764-220)

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 8357
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir