Exposição fotográfica evidencia "O Custo Humano" do trabalho

Foi inaugurada nesta quarta-feira (19), na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), a exposição fotográfica O Custo Humano. O objetivo é oportunizar a visitação do público externo – sobretudo estudantes, profissionais de ensino, sindicalistas e trabalhadores em geral –, a fim de promover cidadania e conhecimento sobre a atuação do MPT e as estruturas democráticas do país.

O título da exposição traz uma série de referências. As imagens evidenciam, por exemplo, que o custo humano dos agrotóxicos é a morte por envenenamento; o custo humano da negligência é o acidente que amputa, incapacita ou mata; o custo humano do assédio é o adoecimento, a depressão, o suicídio. A exposição tem o trabalhador como protagonista e apresenta o aspecto humano como fundamento da atuação do MPT em defesa da dignidade, justiça e igualdade de oportunidades nas relações de trabalho.

Entre as imagens, há flagrantes captados em operações de resgate de trabalhadores escravizados, de norte a sul do país. O acervo também evidencia a precarização do trabalho em segmentos recordistas em doenças ocupacionais e acidentes, como o setor de frigoríficos, as atividades hospitalares e a indústria da construção civil. Em contraponto, a exposição destaca conquistas do MPT-CE em defesa da dignidade e igualdade de direitos.

Como exemplos de resultados concretos da atuação do órgão ministerial, destacam-se a redução superior a 70% dos casos de trabalho precoce no estado - motivada pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) – e a parceria do MPT com o Ministério Público do Estado do Ceará no combate a fraudes na concessão do seguro-defeso.

Acervo

Para o acervo da exposição, contribuíram as organizações: IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), de São Paulo, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Central Única dos Trabalhadores no Ceará, o talentosíssimo ilustrador Cyrano Vital, o jornalista Melquíades Júnior e os fotógrafos André Esquivel e Sérgio Carvalho, este último também auditor fiscal do Trabalho. também integra a exposição o curta-metragem El costo humano de los agrotóxicos, do argentino Pablo Ernesto Piovano.

O projeto arquitetônico é assinado por Ana Carolina de Mello Freire, arquiteta e servidora do Tribunal Regional do Trabalho na 7ª Região. Na inauguração, a desembargadora Fernanda Maria Uchôa de Albuquerque recebeu uma placa em agradecimento pela parceria institucional para viabilização da inciativa. Na ocasião, também foi inaugurada a galeria de procuradores-chefes do MPT no Ceará, como parte das iniciativas para o resgate da memória da instituição.

A exposição O Custo Humano será aberta a visitação a partir do dia 07 de janeiro, quando o MPT-CE retomará as atividades após o recesso de fim de ano. Telefone para agendamento e informações adicionais: (85) 3878-8357.

Imprimir