Prefeitos assumem compromisso em favor da infância

Imagens de prefeitos de municípios cearenses assinando os acordos de cooperação ganharam as redes sociais nas últimas semanas. E não são poucos os novos aliados do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE). Mais de 85% dos municípios do estado vão executar as ações, ao longo do ano, atendendo ao chamado do MPT-CE.

Prefeitos de 158 cidades aderiram à iniciativa para fortalecer a rede de proteção à infância em 2019. Em Nova Russas, Rafael Holanda Pedrosa usou o Instagram para compartilhar o compromisso com a população de 31 mil habitantes. Na região noroeste do estado, os municípios de Catunda e Hidrolândia também celebraram o acordo em favor da infância, como fizeram questão de mostrar as prefeitas Ravenna Lima e Ires Oliveira.

Prefeita de Catunda, Ravenna Lima assina acordo para execução das ações do Peteca no município.
Prefeita de Catunda, Ravenna Lima assina acordo para execução das ações do Peteca no município.

O registro oficial também foi feito nos gabinetes dos prefeitos de Itaiçaba, Forquilha, Crateús e Paracuru (Erenarco Silva, Gerlásio de Loiola, Marcelo Machado e Eliabe de Oliveira, respectivamente). Em Quixadá, a assinatura foi durante evento com a presença do prefeito Ilário Marques. 

O Peteca mobiliza hoje mais de 17 mil profissionais da rede pública de ensino, no Ceará. Quando teve início, no final de 2008, havia 293 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho, no Ceará. Hoje são 85 mil, segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), incluindo o grupo que o IBGE classificou como “trabalho para autoconsumo”.

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 9 9123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

 

Imprimir