Fortaleza terá estratégia conjunta de combate ao trabalho precoce

Mobilização do MPT-CE reúne educadores e assistentes para solucionar casos concretos de exploração

Mais de 240 educadores e assistentes sociais vão se reunir na próxima terça-feira (26), na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), com o objetivo de analisar e propor soluções para casos concretos de estudantes da rede pública identificados em situação de trabalho. A mobilização é parte das ações estratégicas do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), direcionadas para Fortaleza.

Entre os inscritos, há profissionais de ensino dos seis distritos de educação da capital. Eles deverão atuar em conjunto com profissionais dos centros de referência de assistência social. “Vamos compartilhar experiências e aperfeiçoar os fluxos de identificação, busca ativa e proteção social de crianças e adolescentes em situação de trabalho e respectivas famílias”, antecipa o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima.

Até o momento, confirmaram presença representantes de 159 escolas, 26 CRAS e 6 CREAS que prestam atendimento em Fortaleza. As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atuam de forma preventiva, com atividades de conscientização e orientações às famílias, além de oferecer atendimento a crianças e adolescentes nos serviços convivência e fortalecimento de vínculos. Funciona como porta de acesso à rede socioassistencial.

Já nas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) são atendidas vítimas do trabalho infantil ou de abandono, entre outras violações de direitos. As equipes orientam e encaminham os cidadãos para a assistência social e serviços públicos disponíveis nos municípios. Também prestam orientação jurídica, dão apoio às famílias e estimulam a mobilização comunitária.

Foram convidados para o encontro professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, técnicos da Secretaria Municipal da Educação, representantes do CRAS, CREAS, serviços de convivência, conselheiros tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Superintendência Regional do Trabalho e entidades de aprendizagem.

SERVIÇO
Oficina "A Rede de Proteção no Combate ao Trabalho Infantil: estudo de casos identificados pelas escolas de Fortaleza"
LOCAL: Ministério Público do Trabalho no Ceará (Av. Almirante Barroso, 466)
DATA: 26/03 (terça-feira)
HORÁRIO: das 8h às 12h

Imprimir