Paracuru: adolescentes em defesa da infância

Estudantes de Paracuru tomaram posse como membros do Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, em cerimônia realizada na última quarta-feira (10) na Secretaria de Educação do município. A entrega dos certificados ocorreu durante a formação de multiplicadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), com a presença da Secretária Dalma Maria Ramos, além de representantes do Poder Judiciário, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), profissionais de ensino, assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos. 

A abertura do evento teve apresentação do Coral Infantil das Escolas de Paracuru. O procurador do Ministério Público do Trabalho Antonio de Oliveira Lima conduziu uma roda de conversa sobre causas e consequências do trabalho precoce, com crianças, adolescentes e demais participantes. Ao todo, dezenove escolas de ensino fundamental da rede pública vão promover as ações do Peteca, ao longo do ano. 

Multiplicadores

A criação dos comitês municipais e estaduais formados por adolescentes teve início em 2016. O principal objetivo é garantir que tenham direito de participação nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas. Em especial aquelas que afetam suas vidas e suas comunidades. Entre as prioridades estão as ações de prevenção às várias formas de violação de direitos, como trabalho infantil, abuso e exploração sexual. 

A participação dos adolescentes e jovens na formulação e monitoramento das políticas públicas se dá por meio de fóruns, comitês, conselhos e outros coletivos. Nesse sentido, são realizados seminários, oficinas, rodas de conversa, atividades escolares, manifestações artísticas, dentre outras atividades para assegurar o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens sobre os temas relacionados aos seus direitos.

A abertura do evento teve apresentação do Coral Infantil das Escolas de Paracuru.
A abertura do evento teve apresentação do Coral Infantil das Escolas de Paracuru.
 
Estudantes de Paracuru tomaram posse como membros do Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
Estudantes de Paracuru tomaram posse como membros do Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE

(85) 3878-8356 | 8357

ascom.mptce@gmail.com 

www.prt7.mpt.mp.br 

 

Imprimir