Abril Verde: orientação e serviços gratuitos para a população

Quem passou pela Praça do Ferreira nesta quinta-feira (25) teve acesso a uma série de serviços gratuitos para cuidar da saúde. Equipes do Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional do Ceará ofereceram orientação postural, aferição da pressão arterial e avaliação de lesão por esforço repetitivo ou distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho. Já no estande da Associação dos Servidores da Saúde houve massagem e distribuição de preservativos.

A saúde dos trabalhadores é o foco da iniciativa, como parte das ações do Abril Verde. Um mês inteiro dedicado à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Técnicos do Núcleo de Vetores da Secretaria da Saúde do Estado vão montar um minilaboratório para informar a população sobre os malefícios da dengue e outras endemias. Um grupo de advogados também participou do evento, oferecendo à população orientação jurídica sobre os mais diversos temas. Houve também distribuição de materiais informativos sobre segurança no trabalho e direitos trabalhistas.

Fotos: Carlos Barbosa.

Além da Secretaria da Saúde do Estado, organizadora do evento, participaram da mobilização equipes do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 7ª Região), Ordem dos Advogados do Brasil, SESC, SESI, SENAC, entre outras entidades. A campanha faz referência ao dia 28 de abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Mobilização no interior

No último sábado (27), houve mobilização no município do Crato, região do Cariri, por iniciativa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Juazeiro do Norte. Foi uma manhã de serviços gratuitos para a população, na praça Siqueira Campos. Teve aferição da pressão arterial, teste de glicemia, ginástica laboral, ventoterapia, auricoloacupuntura, orientação postural e farmacológica, além de distribuição gratuita de revistas MPT em Quadrinhos.

Com apoio do MPT-CE, o foco foi a conscientização sobre o respeito às normas de segurança e a prevenção dos acidentes de saúde. Além da equipe do CEREST, participaram da iniciativa representantes do SENAC, da Secretaria Municipal da Saúde, da 20ª CRES (Coordenadoria Regional Estadual de Saúde) e Universidade Regional do Cariri.

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 8357
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

 

Imprimir