Oportunidade de recomeçar

Adolescentes encaminhados por serviços de assistência social, em Fortaleza, deram um passo importante na última sexta-feira (24), para a construção da autonomia. Eles são participantes do Projeto Recomeçar, inciativa do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE).

Desde o início das atividades, o programa já atendeu cerca de 60 adolescentes, entre 14 e 18 anos de idade. “Em comum, existe a questão da vulnerabilidade social e a baixa escolaridade, o que dificulta o ingresso no mercado de trabalho”, detalha a gestora de aprendizagem Emanuelle Marjuria. “Há também aqueles que cumprem medidas socioeducativas ou com histórico de trabalho infantil. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento desses adolescentes, melhorar sua autoestima, fazê-los acreditar que é sempre tempo de recomeçar”, completa.

No auditório do MPT-CE, quinze desses alunos receberam certificados de conclusão do curso, que contempla aulas de informática, elaboração de currículo, preparação para entrevista de emprego, postura profissional, cidadania e ética marketing e planejamento pessoal. “O que a gente percebe é que muitas vezes a sociedade exige dos adolescentes a mudança de vida, porém não cria condições para que alcancem esse objetivo. É justamente este o foco do nosso trabalho”, ressalta Emanuelle.

Os participantes do Recomeçar são acompanhados por profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que realiza a triagem para o encaminhamento. São turmas de 15 participantes e o curso tem duração de três meses. O projeto também procura envolver a iniciativa privada a fim de inserir os adolescentes em programas de aprendizagem profissional. Para Procurador do MPT e Coordenador Geral do Peteca, Antonio de Oliveira Lima, é uma semente lançada em terreno fértil. “Essa iniciativa irá produzir muitos frutos, tanto nas vidas dos adolescentes participantes, quanto dos que serão beneficiados com ações similares, a partir dessa boa prática”, comemora.

*PARCERIAS PARA APRENDIZAGEM*

O MPT pretende, agora, buscar parceria de outras entidades para que mais adolescentes em situação de risco social possam se preparar para o mercado de trabalho, como aprendizes. “São necessários projetos de aprendizagem específicos, que contemplem as condições especiais desses adolescentes, principalmente em razão da baixa escolaridade e do preconceito por parte das empresas e da sociedade em geral, detalha Lima.

Com objetivo de ampliar a iniciativa e fomentar um programa de aprendizagem na administração pública, o MPT/CE lançará, no próximo dia 3 de junho, o Pacto Cearense pela Aprendizagem Profissional de Adolescentes em situação de risco social, a ser assinado por prefeitos e presidentes da câmara de vereadores dos municípios cearenses, além deputados, secretários de estado, entidades dos Sistema Nacional de Aprendizagem, dentre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação MPT-CE

(85) 3878-8356 | 8357
ascom.mptce@gmail.com 
www.prt7.mpt.mp.br 

Imprimir