Municípios cearenses realizam mobilização em favor da infância

Blitze educativas, palestras, passeatas e concursos artísticos estão entre as atividades de combate ao trabalho precoce

Uma intensa programação mobiliza cerca de 80 municípios cearenses em defesa do direito à plena infância, com acesso à educação, saúde e tempo para que crianças e adolescentes possam brincar e desenvolver habilidades, próprias da idade. As ações alusivas ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) ganham força neste mês. Mas ao longo de todo o ano a rede de proteção se articula e executa atividades de forma coordenada e estratégica para romper o ciclo de exploração do trabalho precoce. 

Blitz educativa no centro de Canindé
Blitz educativa no centro de Canindé

No município de Canindé, região norte do estado, houve panfletagem durante uma blitz educativa na BR-020. Estudantes também fizeram apresentações artísticas em praça pública no Centro da cidade, para chamar atenção dos comerciantes. Em Crateús, teve blitz na feira livre e caminhada com participação de estudantes, profissionais de ensino e assistentes sociais. Para lembrar a importância do universo lúdico, o município de Forquilha promoveu peças teatrais, um campeonato de pipas, um concurso de desenhos. A praça principal de Massapê também foi palco de apresentações artísticas. Além disso, o município promoveu palestras com psicólogos, advogados, assistentes sociais, pedagogos e gestores de escolas.

Passeata educativa com a participação de alunos e professores da rede municipal de ensino
Passeata educativa com a participação de alunos e professores da rede municipal de ensino

No Ceará, há cerca de 85 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho. É o que aponta o último levantamento realizado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com base em pesquisa do IBGE. Neste total, estão inclusas crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, que trabalham para o autoconsumo. Entre 2008 e 2009, eles passavam dos 293 mil. A redução gira em torno de 70%. “Quando a gente envolve a comunidade escolar, é possível multiplicar a mensagem, levar a informação para a sociedade de forma disseminada”, destaca o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) Antonio de Oliveira Lima. “Tais ações despertam olhares mais atenciosos, por exemplo sobre as consequências do trabalho precoce”.

Alunos do ensino infantil da rede municipal de Forquilha desenvolvem trabalhos em alusão ao dia 12 de junho
Alunos do ensino infantil da rede municipal de Forquilha desenvolvem trabalhos em alusão ao dia 12 de junho

A mobilização dos municípios ao longo do mês já faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pelos coordenadores municipais do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), iniciativa do MPT-CE em parceria com as secretarias municipais da educação. Hoje, no Ceará, mais de 23 mil educadores executam as ações do Peteca. Em Juazeiro do Norte, houve blitz educativa com cartazes e caminhada com participação de estudantes da rede pública. Em Orós, o Conselho Tutelar realizou rodas de conversas e palestras com a comunidade escolar.

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE

(85) 3878-8356

ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir