Presidente do STF em visita ao Ceará

O presidente do Supremo Tribunal Federal se reuniu nesta quinta-feira (25) com juízes, desembargadores e representantes de órgãos do Sistema de Justiça no Ceará. O encontro, na sede do Tribunal Regional do Trabalho na 7ª Região, é parte de uma série de visitas institucionais do ministro Dias Toffoli pelo país, para conhecer de perto a realidade dos tribunais e definir prioridades.

Foi a primeira vez, na história, que um presidente da mais alta corte judicial do país visitou a sede da Justiça do Trabalho no Ceará. Na ocasião, o procurador-chefe do MPT no Ceará destacou a importância do aparelhamento do Poder Judiciário. “Como consequência da Reforma Trabalhista houve um aumento exponencial das conciliações extrajudiciais homologadas”, enfatizou Dr. Vasconcelos. “A presença dos juízes no ato das homologações é de suma importância para evitar fraudes dos direitos sociais, que possam acarretar prejuízos para os trabalhadores”, concluiu.

O presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, apresentou as dificuldades enfrentadas pelo tribunal, no que diz respeito a cortes orçamentários e limitações para novas nomeações. “Nossa maior preocupação é com a impossibilidade de reposição de servidores que se aposentam. Temos mais de 60 cargos vagos e apresentamos um déficit histórico de mais de 400 servidores” alertou.

Dias Toffoli reconheceu o problema e reforçou a importância daquele momento de interação como forma de encontrar maneiras de contornar as dificuldades. “Nós do Poder Judiciário temos enfrentado e vamos continuar enfrentando restrições orçamentárias. É necessário procurarmos soluções. Também a Reforma Trabalhista teve um impacto na Justiça do Trabalho que nós precisamos dimensionar”. O ministro acrescentou que um dos objetivos de suas visitas aos tribunais é encontrar soluções para esses problemas em nível nacional.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do TRT/CE)

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir