Um olhar para além da aprendizagem

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade no mundo. Como parte do movimento Setembro Amarelo, participantes do Fórum Cearense de Aprendizagem Profissional se reuniram na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), para discutir a temática da prevenção ao suicídio na perspectiva da aprendizagem. O encontro reuniu representantes de órgãos do Sistema de Justiça, entidades de formação profissional e da Assistência Social.

Foi a oportunidade de questionar o modelo de sociedade em que as pessoas são julgadas e cobradas por suas conquistas. "Quando o assunto é ascensão social, especialmente numa realidade tão desigual como a nossa, estamos falando de um referencial de sucesso muito distante, por vezes inatingível", pontua o procurador no MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. "É comum encontrarmos jovens sem perspectiva de futuro. O fórum promoveu este debate tão importante, porque são eles as principais vítimas dessa situação que hoje tanto nos aflige", completou.

Somente no Ceará, há mais de 16 mil aprendizes, entre 14 e 24 anos, registrados, segundo a auditora fiscal do trabalho Raquel Studart, coordenadora de aprendizagem na Superintendência Regional do Trabalho. Ela destacou a importância de sensibilizar a sociedade para que os jovens sejam vistos para além da aprendizagem. "Mais do que falar de números, é falar que desses 16.331 jovens, a gente pode salvar a vida desse um. É preciso ter um olhar humano para a causa", ressaltou.

Médico e professor de Psicologia e Psiquiatria Pe. Rino Bonvini destacou a urgência da discussão e a necessidade da união para encontrar alternativas de enfrentar o problema para promover saúde emocional. "Quando a gente se junta, as soluções vão emergindo. Elas trazem essa força da vida, que sempre se renova e encontra o rumo, assim como o rio encontra o rumo para chegar no oceano, apesar das dificuldades no caminho", refletiu.

Próximos encontros

No dia 02 de outubro, às 14h30, o Fórum Cearense vai promover uma audiência pública sobre a transformação de vidas pela aprendizagem, na Assembleia Legislativa do Ceará. "O objetivo é pautar o tema no âmbito político e das autoridades, em especial dos parlamentares", comentou Antonio Lima. A ação faz parte de uma série de atividades previstas nacionalmente para esta semana, período que coincide com a comemoração dos 31 anos da Constituição Federal do Brasil.

Assessoria de Comunicação MPT-CE

(85) 3878-8356 | 8357
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

 

Imprimir