Iniciativa estimula adolescentes ao hábito da leitura durante a pandemia

Em muitos lares do país, as famílias estão se adaptando à realidade do isolamento social. O maior desafio é inventar recursos para que o tempo longe da escola também seja produtivo para crianças e adolescentes. Pensando nisso, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) lançou, nesta semana, o projeto Peteca Literário. O objetivo é incentivar adolescentes e jovens ao hábito da leitura, enquanto durar a suspensão das aulas decorrente da pandemia por coronavírus.

A live foi terça-feira (14) na página oficial do Peteca, no Facebook, e alcançou mais de 10 mil pessoas. A mediação foi do coordenador-geral do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima. A adolescente Amanda Paulino Farias, do município cearense de Nova Russas, participou como expositora ao lado da escritora e colunista da Rede Peteca Anna Luiza Calixto Amaral, da cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Elas compartilharam um pouco de suas trajetórias como amantes dos livros. Comentaram também sobre como foi determinante o incentivo que receberam de familiares e professores nessa caminhada. Uma conversa leve e descontraída, em que os participantes receberam dicas simples de como criar rotinas de leitura.

Partiu leitura!

Do encontro virtual, saiu o desafio: ler um livro em duas semanas! Dois títulos foram recomendados para os principiantes: Extraordinário, de Raquel Jaramillo Palácio, e O Mistério da Fábrica de Livros, de Pedro Bandeira. Já os leitores mais veteranos foram convidados a ler Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson e/ou Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire.

No dia 28 de abril, às 19h, será realizada Live Interativa, com os adolescentes e jovens que concluírem a leitura. Eles poderão apresentar resenhas ou comentários e dialogar ao vivo com a Amanda e Anna Luiza. Também por WhatsApp os interessados poderão receber as instruções de acesso à plataforma e o link com o convite para participação ao vivo.

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 9 9123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir