Décadas de serviços prestados

Após quase três décadas de serviços prestados no Ministério Público do Trabalho, aposentou-se nesta segunda-feira (17) a procuradora regional do MPT Evanna Soares. Autora de livros como Ação ambiental trabalhista (Porto Alegre, Ed. Sérgio Fabris, 2004) e Mandado de Segurança na Justiça do Trabalho (São Paulo, Ed. Ltr, 2011), participou de forma atuante na consolidação da moderna face do órgão ministerial.

Evanna Soares foi quem ingressou com a primeira Ação Civil Pública de combate ao trabalho escravo do Norte e Nordeste. De 2001 a 2003 integrou a Comissão de Estudos sobre Saúde e Segurança no Trabalho, embrião da Coordenadoria Nacional de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), da qual foi a primeira titular.

Dra. Evanna Soares recebe Medalha da Ordem Alencarina por serviços prestados à Justiça do Trabalho, em dezembro de 2019 (foto: Carlos Barbosa)
Dra. Evanna Soares recebe Medalha da Ordem Alencarina por serviços prestados à Justiça do Trabalho, em dezembro de 2019 (foto: Carlos Barbosa)

Em 1991, tomou posse no MPT em Campinas (SP). Depois de uma passagem pelo Maranhão, assumiu a missão de instalar a Procuradoria Regional do Trabalho no Piauí, onde foi chefe por 13 anos. Atuou contra a exploração do trabalho de crianças em olarias e lixões. Combateu, ainda, a escravização de trabalhadores dentro e fora do estado e a contratação indiscriminada de servidores, sem concurso público.

No Ceará desde 2007, junto ao Tribunal Regional do Trabalho local oficiou em processos de interesse público, agindo nas ações e recursos em que o MPT figurava como parte, inclusive com a interposição ou contrarrazões de recursos para o TST.

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires, Evanna Soares fez também mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e extensão universitária em Análise Comparativa de Sistemas Nacionais de Segurança e Saúde no Trabalho, em Turim, Itália. É membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas (cadeira n. 16) e colaboradora do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP).

 

 

Imprimir