Encontro virtual reunirá adolescentes de todo país

Em pauta, ações de combate à exploração do trabalho infantil

Adolescentes de todo Brasil estão convidados a participar de um encontro nacional para debater estratégias de prevenção e erradicação do trabalho precoce. Será na próxima sexta-feira (4), das 8h30 às 18h, pela Plataforma Zoom. Os participantes vão compartilhar informações sobre as atividades que mais concentram crianças e adolescentes em situação de exploração, em cada estado. Vão também refletir sobre as políticas públicas direcionadas à infância e juventude.

Iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), o II ENAPETI traz uma pauta de treze itens. Desde o conceito (mitos e verdades) e as causas do trabalho infantil, suas consequências, até o enfrentamento à violência sexual. O encontro é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) e os comitês estaduais (Ceapeti).

Atores da rede de proteção de municípios de todo o país mobilizam adolescentes para participação no evento. A meta é garantir a representação de no mínimo dois adolescentes por município (um menino e uma menina). Todos podem participar. Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line até o dia 2 de setembro de 2020.

Feito isso, os participantes precisam entrar no grupo de WhatsApp informado no ato da inscrição. No grupo, receberão informações sobre o encontro, textos e outros materiais disponibilizados pelos palestrantes. Também por WhatsApp será informado o link da plataforma Zoom para o evento.

Será um encontro feito por adolescentes para adolescentes. Adultos poderão participar do evento na condição de mobilizadores/incentivadores da participação sociopolítica e do protagonismo infantojuvenil, direito fundamental previsto na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, de 1989 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

SERVIÇO

Evento: Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Enapeti)

Modalidade: telepresencial, através da plataforma Zoom

Data e horário: 4 de setembro (sexta), das 8h30 às 18h

Link de inscrição: https://forms.gle/suZpkDHis1SYVTKg6

 

 

 

Imprimir