Materiais gratuitos para uma infância plena e livre de exploração

Saiba onde encontrar livros, cartilhas e revistas em quadrinhos maravilhosos e disponíveis para download

Uma série de conteúdos sobre direitos de crianças e adolescentes. Tudo disponível para download e impressão. São cartilhas, revistas em quadrinhos e outros materiais de apoio produzidos pelo Ministério Público do Trabalho e parceiros.

Com linguagem simples e projeto gráfico atraente, os materiais têm sido utilizados por educadores, organizações não governamentais e entes públicos de todo o país. As possibilidades de uso são inúmeras. Distribuição em campanhas, ações educativas, debates em sala de aula e muito mais.

A gente apresenta a seguir uma breve descrição e o link para acesso a esses conteúdos:

PRONTO OU NÃO, LÁ VOU EU!

Obra para crianças e adolescentes, escrita pela ativista infanto-juvenil Anna Luiza Calixto. Um manual prático de combate ao trabalho infantil. Com uma mensagem direta e pautada nas especificidades dos pequenos leitores, a Cartilha Pronto ou não, lá vou eu! traz uma narrativa de conscientização sobre as piores formas de trabalho precoce, seus riscos e prejuízos. Aborda também o papel da mobilização social na denúncia e dos órgãos da rede protetiva capazes de intervir e interromper o ciclo de violações de direitos. Para saber mais, siga o perfil do projeto Os Cinco Passos: @annaluizapalestrante

BEM ME QUER, MAL ME QUER?

Manual prático de combate e prevenção ao abuso sexual infantil também de autoria de Anna Luiza Calixto, com ilustrações de Stephanie Marino Marafante. Narrado em primeira pessoa por uma menina brasileira, a cartilha fala sobre consentimento, o direito de dizer não e autonomia corporal. Uma forma leve de ensinar crianças a identificar toques abusivos e propor o rompimento do ciclo de culpabilização da vítima. Disponibilizado gratuitamente online em formato de e-book, o livro também lista os órgãos da rede de proteção e incentiva os leitores a denunciar abusos.

BRINCAR, ESTUDAR, VIVER... TRABALHAR, SÓ QUANDO CRESCER

Voltada a educadores e estudantes, cartilha do Ministério Público do Trabalho apresenta, de forma lúdica, a importância da reflexão sobre trabalho infantil. Tem sido um importante material de apoio em sala de aula, nas ações do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), do MPT.

MPT EM QUADRINHOS

Ao fazer uso de códigos visuais e verbais das histórias em quadrinhos, a série leva a todos, de maneira lúdica, a um mundo novo de direitos e saberes numa linguagem fácil e acessível. A produção do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo traz oito edições sobre trabalho infantil, com informações atuais do cotidiano e muito conhecimento sobre como deve ser a infância plena e livre de exploração.

TRABALHO INFANTIL: MITOS E VERDADES (edição 2)

TRABALHO INFANTIL (edição 14)

TRABALHO INFANTIL: REDE DE PROTEÇÃO (edição 15)

TRABALHO INFANTIL DOMÉSTICO (edição 20)

TRABALHO INFANTIL: ECA (edição 21)

TRABALHO INFANTIL: CADERNO DE ATIVIDADES (edição 23)

UM BOM COMEÇO: APRENDIZAGEM (edição 28)

PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL (edição 33)

 

Imprimir