Proposta tentadora de emprego no exterior? Desconfie!

Campanha do MPT alerta profissionais de companhias aéreas e sociedade em geral sobre o tráfico de pessoas

Entre nomes de companhias aéreas, respectivos voos e horários de chegada, uma mensagem chama atenção de quem observa o painel no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Os vídeos baseados em histórias reais fazem parte da campanha Liberdade no Ar, realizada pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com outras instituições.

"Desconfie de propostas encantadoras e busque informações antes de embarcar nessa" é o alerta da série de animações que circula em parte dos aeroportos do país. A iniciativa tem foco no papel dos funcionários das companhias aéreas, como trabalhadores na linha de frente na luta contra esta violação aos direitos humanos. O objetivo é treinar o olhar dos profissionais que atuam no transporte de passageiros para identificar suspeitas e coibir situações de tráfico de pessoas.

As áreas de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados no país são estratégicas em razão do fluxo de viajantes. Entre os dias 24 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021,o Aeroporto de Fortaleza deve receber mais de 470 voos domésticos e nove internacionais, segundoa empresa Fraport Brasil, administradora do local. Entre embarques e desembarques, a campanha Liberdade no Ar alcança também a sociedade de modo geral sobre as falsas propostas de emprego promissor fora do país utilizadas como isca pelos criminosos.

O projeto é realizado pelo MPT em parceria com a Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas, a Infraero, a Organização Internacional para as Migrações (ONU Migração), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Secretaria Nacional de Justiça (do Ministério da Justiça), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad).

 

Para conferir os vídeos da campanha, acesse:

https://youtube.com/playlist?list=PLFOKa-Ofll2epqcBFFJtoc8GP2bQCFtF1

 

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 9 9102-9827
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Para conferir os vídeos da campanha, acesse:

https://youtube.com/playlist?list=PLFOKa-Ofll2epqcBFFJtoc8GP2bQCFtF1

Imprimir