Caravana contra Trabalho Infantil chega à Maracanaú na segunda-feira (11/6)

Maracanaú, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe na próxima segunda-feira (11/6) a Caravana Cearense contra o Trabalho Infantil. O município é sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 1, que abrange ainda as cidades de Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba. Segundo um levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho(MPT), tendo como base os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Crede 1 existem 3.609 crianças em condições de trabalho.  O destaque negativo é para Caucaia que tem, segundo o Censo, 1.379 meninos e meninas trabalhando.

O MPT em parceria com a Secretaria de Educação do Estado está visitando as sedes das Coordenadorias regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede). Maracanaú é a 13º sede de Crede visitada pelo movimento que está sensibilizando e mobilizando a sociedade civil, a fim de obter compromissos dos poderes executivo, legislativo e judiciário para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a educação.

O levantamento feito pelo MPT, através do procurador Antonio de Oliveira Lima, aponta que no Ceará existem 58.825 crianças, entre 10 e 14 anos, trabalhando. O município de Deputado Irapuan Pinheiro foi apontado como o de maior índice de crianças nessa condição. Ali, 23,3% das crianças trabalham, segundo os dados do IBGE. Os municípios de Cruz (20,12%), Caririaçu (19,57%), Quiterianópolis (19,05%) e Salitre (18,54%) formam os cinco com maiores índices de trabalho infantil no Estado.

Segundo o levantamento, Fortaleza tem 8.519 crianças naquela faixa etária trabalhando. A capital do Estado receberá a Caravana na próxima terça-feira (12/6), Dia Mundial e Nacional da Luta Contra o Trabalho Infantil.

A fim de combater esse problema social, o MPT lançou nesta terça-feira (5/6) a Campanha “Vamos acabar com o Trabalho Infantil”. O evento contou com a presença dos coordenadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) de várias cidades.

Tags: #Trabalho Infantil, #Cavana, #Maracanaú

Imprimir