Quinta etapa da Acepeti fortalece monitoramento de ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil

Teve início nesta segunda (15/9), o 5º Seminário da Agenda Cearense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Acepeti), em Fortaleza, no Hotel Oasis Atlântico, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará em parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDM-CE). Nesta fase, o foco é fortalecer o monitoramento da execução dos planos elaborados pelos agentes municipais durante os quatro seminários anteriores da Acepeti.

21 municípios já apresentaram seu plano de ação
21 municípios já apresentaram seu plano de ação

As equipes intersetoriais dos municípios participantes da Acepeti assistiram à apresentação de duas experiências de execução do Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Além disso, os representantes municipais participaram de uma oficina de monitoramento de políticas públicas, com sugestões de metodologias e estratégias de acompanhamento, como a definição clara de objetivos e metas e a identificação de indicadores de mudança.

A capacitação deve facilitar o monitoramento e a avaliação de ações como as que já acontecem em Ipaporanga, a 350 km de Fortaleza. ”Lá, nós já conseguimos mapear todas as políticas públicas para crianças e adolescentes, de forma intersetorial, e realizamos oficinas de formação de professores e sensibilização de crianças e suas famílias quanto ao trabalho infantil”, relata Cícera Izídia, que participa da Acepeti desde o primeiro seminário e atua naquele município.

A participação no 5º seminário da Acepeti poderá auxiliar também aqueles que só agora estão entrando em contato com a rede de prevenção, proteção e combate ao trabalho infantil e proteção ao menor trabalhador. Francisca Lúcia Carneiro, superintendente da secretaria de Educação de Massapê, a 251 km da capital cearense, veio ao seminário em substituição a uma colega que está em licença-maternidade. Para ela, os assuntos tratados na Acepeti ajudam a vusualizar melhor a situação do município. “Cabe agora a gente insistir e implementar o plano”, diz a agente municipal.

De acordo com o procurador-chefe do MPT no Ceará, Antônio de Oliveira Lima, 21 municípios já concluíram e enviaram seus planos de ação à Procuradoria. O número de planos municipais elaborados, entretanto, é maior. “Já temos informações de vários outros municípios que concluíram seus planos de ação, mas ainda não nos mandaram”, atesta o procurador chefe.

Tags: #Trabalho Infantil, #Acepeti

Imprimir