MPT-CE busca parceria com pesquisadores da UFC

Questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores podem se tornar objeto de estudo para pesquisadores da Universidade Federal do Ceará. A aproximação entre Ministério Público do Trabalho e UFC teve início nesta terça-feira, em reunião realizada no prédio da reitoria. O objetivo é estabelecer um acordo de cooperação para prevenir o trabalho infantil, escravo, o assédio moral e outros crimes.



No encontro com o reitor Henry Campos, o procurador-chefe do MPT-CE, Antonio de Oliveira Lima, destacou o trabalho sistemático que o MPT realiza DESDE 2008, no Ceará, para reduzir a exploração de mão de obra de crianças e adolescentes. "É de fundamental importância a atuação proativa com órgãos e entidades. Um exemplo é o vídeo 'Você viu a Rosinha', produzido pela professora da UFC Célia Gurgel e que se tornou símbolo do combate ao trabalho preciso em todo o país", ressalta Lima.

Para o reitor da UFC, "é importante estimular ações que tornem temas como esse constantes e não somente restritos a campanhas pontuais. Afinal, é nosso papel formar pessoas para a vida, e não apenas profissionais". Henry Campos destacou, ainda, a possibilidade de incluir, nas ações, programas de extensão como o Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) e o Laboratório de Estudos da Violência.

A partir do que foi debatido, neste primeiro encontro, o Ministério Público do Trabalho deve elaborar um Termo de Cooperação. O passo seguinte será o encontro de pesquisadores da UFC com membros do MPT-CE para a definição de estratégias concretas.

Tags: #TrabalhoEscravo, #AssedioMoral, #TrabalhoInfantil, #MPTCE, #parceria,

Imprimir