Prestação de serviços à população marca ato em memória de vítimas de acidentes de trabalho

Quem passou nesta quinta-feira (28) pela Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, teve acesso a diferentes serviços, como distribuição de máscaras cirúrgicas, álcool gel, preservativos e materiais informativos sobre direitos trabalhistas. Organizadas em tendas, equipes prestaram orientações à população sobre prevenção de doenças e ofereceram o serviço de massoterapia.

O ato pelo Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, reuniu entidades sindicais, estudantes de ensino profissionalizante, representantes do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), do Tribunal Regional do Trabalho - 7ª Região, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e entidades de classe.

Para levar a todas e todos, de maneira lúdica, informações sobre direitos e saberes numa linguagem fácil e acessível, o MPT-CE distribuiu para a população exemplares de quatro edições da revista MPT em Quadrinhos.

 

Clique nas imagens para ler as versões digitais.

 
 
 

 

Acidentes

Só em 2021, foram comunicados 9.881 acidentes de trabalho no Ceará, aumento de 24,4% em comparação ao ano anterior. O número de mortes notificadas chegou a 51, enquanto em 2020 foram 34. Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, da iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, que combina repositórios públicos para melhor subsidiar políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Chegou a quase 98% o aumento da concessão de benefícios previdenciários (auxílio-doença por acidente concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS durante o período de incapacidade temporária) no estado. O total saltou de 1.382, em 2020, para 2.733 no ano seguinte. Entre profissionais com vínculo de emprego afastados de suas atividades em razão de acidentes laborais no Ceará, em 2021, 69% sofreram fraturas e 10%, traumatismos.

Entre os municípios cearenses que mais concentraram Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) em 2021, Fortaleza aparece em primeiro lugar com 48%. Em seguida vem Maracanaú (7%), Horizonte (4%), Juazeiro do Norte (4%), Sobral (4%) e Caucaia (4%). No ranking dos setores econômicos com mais notificações, as "atividades de atendimento hospitalar" ocupam a primeira posição, com 1.380 notificações (15%). Em seguida aparecem "comércio varejista de mercadorias em geral" (predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados), com 418 registros (5%) e "atividades de apoio à gestão hospitalar", com 389 (4%).


Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes, o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Imprimir