Capacitação prepara rede de assistência social para lidar com trabalho escravo

Após dois módulos online, a capacitação foi encerrada presencialmente nessa quarta (3) na sede do MPT-CE

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) sediou nessa quarta-feira (3) o encerramento de capacitação sobre trabalho análogo à escravidão direcionada a integrantes da rede de assistência social cearense. O objetivo foi preparar trabalhadores(as) da rede para identificar casos de trabalho escravo, entender o fluxo de denúncias e atuar na assistência de pessoas recém-resgatadas. Outras reuniões presenciais estão marcadas para os próximos dias em Madalena, Granja e Crato.

Realizada pela Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-CE) junto com o MPT, a qualificação começou com dois módulos online. Segundo Luciana Rabelo, secretária-executiva da Coetrae, os módulos foram conduzidos por representantes de diferentes órgãos trabalhistas. As aulas abordaram as políticas públicas de assistência social a trabalhadores(as) resgatados(as), a função dos auditores fiscais e a atuação do MPT, entre outros temas.

Para a procuradora do trabalho Christiane Nogueira, o enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas requer uma aproximação dos órgãos de repressão e de assistência social, por isso a capacitação é necessária. “Tanto para que esses profissionais se conscientizem e consigam identificar os casos, quanto para aproximar, incluir e assistir os trabalhadores resgatados”, aponta.

Durante o evento, os participantes também assistiram ao filme “Pureza”. Baseado em fatos, o drama biográfico apresenta a história de Pureza Lopes Loyola (interpretada por Dira Paes), mãe solo maranhense que inicia uma busca pelo filho Abel, desaparecido após buscar trabalho para melhorar de vida.

DENÚNCIAS

As denúncias de trabalho análogo ao escravo podem ser feitas de forma remota e sigilosa pelo Disque 100, pelo site do MPT ou pelo Sistema Ipê, criado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Imprimir