Tianguá, Coreaú e Meruoca receberão atividades de formação do programa TCEduc

Estão abertas as inscrições para a próxima etapa do TCEduc 2023. Desta vez, o programa de capacitação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), vai ser realizado de 11 a 13 de abril, iniciando em Tianguá, dia 11. Já a microrregião de Coreaú receberá as qualificações no dia 12 de abril. Os encontros do mês encerrarão no dia 13/4, em Meruoca. Além das cidades-sede, a população de outros 11 municípios vizinhos terão as ações do evento.

Os interessados podem acessar o Sistema de Gestão Educacional (Siged) e fazer a inscrição. As qualificações do TCEduc são destinadas a gestores públicos, autoridades municipais e estaduais, servidores, comunicadores e a sociedade em geral. Nesta etapa, “Gestão de Recursos Humanos” é o tema que será abordado na palestra principal, ministrada pela servidora da Diretoria de Atos de Registro III do TCE Ceará, Mariana Vieira.

Em ambientes paralelos, serão aplicadas outras atividades de formação. A jornalista e analista de Controle Externo, Carolina Madeira, conduzirá a capacitação sobre “Controle Externo, Mídia e Participação Social”, voltada para comunicadores. No mesmo espaço, o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire, vai tratar sobre “Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social” que, no turno da tarde, vai ofertar atendimento individualizado sobre Ouvidoria e Portal da Transparência.

Veja os locais que sediarão as atividades do TCEduc, nos três municípios:

Tianguá: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Tianguá. Endereço: Rodovia Viçosa, CE-187, s/n – Estádio.

Coreaú: EEEP Gerardo Cristino de Menezes – Rua Tancredo Neves. 818-970 – Dom Benedito.

Meruoca: Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo Meruoca – Praça Caetano Marques – S/N – Centro.

Para fortalecer essa parceria com o interior cearense, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE-TCE/CE) Ofício Circular nº 04/2023 – voltado aos gestores municipais –, assinado pelo presidente Valdomiro Távora, sobre a realização do TCEduc.

MPT e UVC

Também estarão nos encontros presenciais, acompanhando a inciativa da equipe do IPC, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da União de Vereadores do Ceará (UVC), visando disseminar, orientar e prestar serviços de atendimento aos setores públicos municipais e à sociedade de modo geral.

A palestra do MPT terá como tema “Relações de trabalho na Administração Pública: o poder fiscalizador da Câmara dos Vereadores”, apresentada pelo procurador regional do trabalho do MPT, Nicodemos Maia. Já o consultor contábil da UVC, Giordano Mota, vai tratar sobre “A execução de despesas do Poder Legislativo”.

Saiba mais sobre a parceria entre o MPT e o TCE

Edição 2023

Neste ano, o TCEduc passou a utilizar metodologias híbridas, com momentos presenciais e a distância, com o objetivo de ampliar as possibilidades de formação do IPC e o fortalecimento das relações institucionais entre governos municipais e estadual e o TCE Ceará.

O conteúdo do curso está sendo apresentado por meio de formações presenciais, videoaulas, podcast, Perguntas Respondidas Frequentemente (FAQ), serviços de Ouvidoria e serviços de instituições parceiras. Acompanhe as ações do Instituto Plácido Castelo e saiba como acessar os conteúdos disponibilizados.

O programa TCEduc reafirma o compromisso em orientar os gestores e servidores sobre temas relevantes da administração pública, além de fornecer ao cidadão instrumentos de transparência e conhecimentos necessários ao exercício do controle social.

 

* Com informações do Tribunal de Contas do Ceará.

Imprimir