Crianças cearenses conquistam duas de quatro categorias de premiação nacional

Alunos da rede pública dos municípios de Aracati e Uruburetama venceram o Prêmio MPT na Escola nas categorias esquete teatral e pintura, respectivamente

Duas escolas do Ceará e duas de Minas Gerais venceram as quatro modalidades do Prêmio MPT na Escola, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. O valor total da premiação é de R$ 200 mil. Cada ganhador vai receber R$ 50 mil, que serão divididos entre os alunos, a escola, o coordenador municipal do projeto e o(a) professor(a) orientador(a).

Esquete teatral de Aracati garante 1o lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola. Foto Marcos Studart
Esquete teatral de Aracati garante 1o lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola. Foto Marcos Studart

O procurador do Trabalho e idealizador do projeto, Antonio de Oliveira Lima, explica que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos estudantes, professores e coordenadores ao longo de todo o ano. "É também incentivo para adesão de outros parceiros ao projeto. A participação de conselhos tutelares e órgãos de assistência social é muito importante para formarmos uma rede sólida e eficaz de proteção à infância", ressalta.

A primeira edição do prêmio mobilizou quase todas as regiões do Brasil. Escolas dos estados do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste representaram o compromisso em favor da infância por meio de trabalhos artísticos produzidos pelas crianças. "O desafio agora é intensificar a participação dos estados e trazer a região Norte para essa luta", diz Lima.

O município de Aracati garantiu o título na categoria esquete teatral com o espetáculo "João e Maria". Para a coordenadora pedagógica na Escola Antonieta Cals, Aldeniza da Costa, a iniciativa amplia as possibilidades para as crianças. "A gente descobre muitos talentos, muitas potencialidades. Uma criança que está no palco e é aplaudida, descobre, ainda na infância, que pode mudar o próprio destino", defende.

Na categoria "pintura", a vencedora foi Lívia Barroso (14 anos), aluna da escola João Hudson Saraiva, do município de Uruburetama. Ela retratou as possibilidades de futuro para crianças que trabalham e aquelas que frequentam a escola, no quadro "As duas faces da infância".

Os trabalhos premiados nas modalidades Conto ou Poesia e Música vieram dos municípios mineiros de Espera Feliz e Patrocínio, respectivamente. A coordenadora do projeto no município de Patrocínio-MG, Julieny Maria de Souza, conta que o esforço de conscientização sobre o trabalho infantil teve início em 2013 e comemora a adesão de todas as escolas da rede pública de Minas Gerais. "Os professores se dedicaram e conseguiram engajar toda a comunidade escolar e as famílias dos alunos" diz. Sobre a premiação, "a sensação é de missão cumprida. As escolas vencedoras são exatamente da zona rural, onde há maior incidência dos casos. Isso me deixa muito feliz, pois significa que o trabalho está chegando da forma correta", completa.

SERVIÇO
Solenidade de entrega do Prêmio MPT na Escola
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres, Fortaleza – CE
Data: 19 de novembro de 2015
Horário: 15h

Tags: #MPT, #TrabalhoInfantil, #MPTCE, #premioMPTnaEscola

Imprimir