MPT-CE adere à iniciativa que estimulará a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em Fortaleza

A Rede Peteca mobilizará agentes para se engajarem em ações sobre o tema

O procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e coordenador da Rede Peteca, Antonio de Oliveira Lima, participou, nesta quarta-feira (10), da conferência virtual em que foi discutida a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza e região, contemplando 44 municípios. A reunião foi promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e teve a presença de 130 representantes dos setores da educação e saúde do estado do Ceará e de entidades engajadas na luta pelos direitos das crianças e jovens.

As pautas discutidas foram: cenário da cobertura vacinal da Região de Saúde Fortaleza; desafios para a imunização; consequências imediatas das baixas coberturas vacinais; importância da parceria Saúde-Escola nesse contexto; Programa “Saúde na Escola” e a lei estadual nº 16.929/2019; escuta dos representantes do setor de educação e das entidades e movimentos sociais sobre a temática; proposta de encaminhamentos, sugestões e pactuações.

O procurador do Trabalho Antonio Lima destacou a importância da iniciativa para fortalecer a parceria entre as áreas da saúde e educação de modo a ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Além disso, ele se comprometeu em promover o tema nos eventos da Rede Peteca e mobilizar os agentes do programa, em especial educadores e adolescentes, para se engajarem nas ações definidas.

O próximo encontro ficou agendado para o mês de agosto. Na ocasião, serão avaliados os resultados das proposições.

Imprimir