Protesto suspende atendimento na sede do MPT-CE

Quem for em busca atendimento amanhã nas Procuradorias Regionais do Trabalho de todo o país pode encontrar as portas fechadas. Servidores em greve planejam suspender 100% das atividades nesta terça-feira, quando senadores e deputados federais votarão a proposta orçamentária para 2015. Serviços básicos do Ministério Público do Trabalho no Ceará serão suspensos, como o setor de protocolo. Boa parte das audiências foi adiada.

 

Foto Agência Senado
Foto Agência Senado
Esta já é a mais longa greve da história da categoria, no Ceará.  Servidores do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, no Estado, aderiram à paralisação nacional no dia 9 de fevereiro. Eles reivindicam reajuste salarial e a aprovação de um novo plano de cargos e carreiras, em tramitação no Congresso Nacional.  Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores do MPU e do CNMP (Sinasempu), o salário de técnicos e analistas do Ministério Público da União vem acumulando perdas superiores a 50%, nos últimos nove anos.

Apagão

Segundo Francisco Lima, representante do Sinasempu no Estado, os servidores batizaram de “apagão geral” o protesto marcado para amanhã, em todo país. Em Fortaleza, a manifestação vai ser em frente à sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará, na Avenida Padre Antônio Tomás, com banda e apitaço a partir das 9h. Outra manifestação está marcada para às 14h, com a participação também dos servidores da Procuradoria Regional do Trabalho, no Ceará.

O projeto orçamentário que será votado amanhã, no Plenário do Congresso, fixa em quase três trilhões de reais as despesas totais para este ano. A somatória inclui o financiamento de todos os gastos públicos, desde pagamento da dívida pública, benefícios sociais e investimentos das estatais.

Imprimir