Órgãos públicos alinham parceria para combater a violência doméstica

Iniciativa prevê visitas a empresas, realização de palestras e distribuição de material informativo

Conscientizar homens trabalhadores sobre os malefícios da violência doméstica é o objetivo de uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT/CE). Os órgãos devem assinar em breve um Termo de Cooperação Técnica para realizar uma série de visitas a empresas, promovendo palestras e distribuição de material informativo sobre o tema.

Será a retomada do projeto "Dialogando nas Empresas", criado pelo Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (NUPROM) do MPCE. A finalidade é melhorar não só o meio ambiente de trabalho, combatendo situações de assédio, mas também conscientizar em especial os homens sobre comportamentos nocivos em casa, com suas parceiras. "Além de provocar transtornos no ambiente familiar, a violência doméstica está entre as causas de afastamento de mulheres das suas atividades profissionais", pontua a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Ceará Mariana Férrer. "Combater a cultura machista e pôr fim à violência, portanto, deve ser também de interesse de quem administra as empresas", acrescenta.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, no Brasil uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência no primeiro ano da pandemia por coronavírus. Com o aumento das agressões em casa, no período de isolamento, cerca de 17 milhões de brasileiras sofreram violência física, psicológica ou sexual. O levantamento aponta, ainda, que as mais agredidas são mulheres jovens e negras, que tiveram a renda reduzida ou que perderam o emprego. Entre as vítimas, 45% não apresentaram denúncia ou sequer procuraram alguém para desabafar.

Representantes do NUPROM, do TRT/CE e do MPT se reuniam no último dia 03 de fevereiro para alinhar os passos seguintes do projeto. "A reunião foi bastante proveitosa para solidificar os encaminhamentos e efetivar a parceria entre as instituições. O NUPROM encaminhará documentação a fim de formalizar a parceria", destacou a coordenadora do Núcleo, promotora de Justiça Lucy Antoneli.

SERVIÇO

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 180. O canal é mantido diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

 

*Com informações do TRT/CE.

Imprimir