MPT-CE realiza mediação entre trabalhadores e empresas de transporte coletivo

Proposta de reposição salarial será apresentada à categoria; nova audiência foi marcada para segunda-feira

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) realizou nesta sexta-feira (11) uma audiência com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (SINTRO) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (SINDIÔNIBUS). O objetivo da mediação – conduzida pelo procurador regional do MPT-CE Nicomemos Maia com a presença da procuradora-chefe, Mariana Férrer – foi ouvir os dois lados e chegar a um acordo para o fim da greve.

Após mais de duas horas de debates, foi apresentada proposta de recomposição salarial de 4% para a categoria, além de serem mantidas as demais cláusulas da convenção coletiva. A mediação foi suspensa para que o SINTRO e SINDIÔNIBUS possam consultar as bases e trazer a resposta na próxima reunião, agendada para segunda-feira, dia 14/05. Em caso de acordo, será levado à Justiça do Trabalho no processo que trata do dissídio coletivo de greve.

Outro pleito defendido pela categoria é a inclusão dos trabalhadores como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. O assunto será pauta logo mais, às 14h, na reunião do Comitê Intergestores Bipartite do Estado (CIB-CE), com participação do MPT-CE. Desde que o CIB autorizou alguns municípios como Fortaleza a avançar a campanha de imunização para o público em geral motoristas e cobradores de ônibus (além de outras cinco categorias) perderam a prioridade na fila.

A audiência de hoje, na sede do MPT-CE, foi a 5ª de uma de mediações com os sindicatos dos trabalhadores e das empresas de ônibus, desde março.

 

Imprimir