Cronômetro mede atraso na publicação da Lista Suja do Trabalho Escravo

"Listômetro" é contador digital e também mostra há quantos dias Poder Executivo descumpre decisão da Justiça Trabalhista

 

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) acaba de lançar o "Listômetro". Um contador digital que mede há quantos dias o Ministério do Trabalho e Emprego vem atrasando a publicação oficial do Cadastro de Empregadores flagrados com mão de obra análoga à de escravo, conhecido como Lista Suja do Trabalho Escravo. A publicação da lista é uma política de Estado recomendada pelo Ministério dos Direitos Humanos e referendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os empregadores arrolados na lista ficam impedidos de contratar com o governo e obter empréstimos financiados por instituições públicas.

Imprimir

Diário do Nordeste é condenado por coibir movimento grevista

Indenização de R$ 200 mil será revertida ao movimento sindical

O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) obteve na Justiça do Trabalho a condenação do jornal Diário do Nordeste no pagamento de R$ 200 mil por danos morais coletivos, por violação à liberdade sindical durante greve dos trabalhadores gráficos, deflagrada em maio de 2012. A empresa contratara funcionários para substituir os grevistas, no exercício de atividade-fim.

 

Imprimir

MPT mobiliza gestores de Juazeiro do Norte para combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho no Ceará reuniu representantes do município de Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (10), para discutir medidas de combate à exploração de mão de obra infantil, na cidade. A iniciativa pretende envolver e mobilizar os novos gestores nas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de forma intersetorial.

Imprimir

MPT torna eletrônicos sistemas da área administrativa

Medida tem vantagens para usuários externos e internos à instituição

A partir de 2 de março, o Ministério Público do Trabalho torna eletrônico e uniformiza em todo o Brasil seus processos administrativos com a implantação de dois novos sistemas: o Protocolo Administrativo Eletrônico e MPT Digital Administrativo. A implantação gradativa do novo sistema vem ocorrendo nas unidades do MPT desde dezembro de 2016.

Imprimir