Comunidade terapêutica amplia atendimento a dependentes químicos

Destinação de verbas indenizatórias pelo MPT-CE beneficia tratamento e reinserção dos pacientes no mercado de trabalho

Um projeto social que tem transformado vidas de dependentes químicos, no interior do Ceará, ampliou em 42% a capacidade de atendimento, após o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) destinar cerca de R$230 mil em verbas indenizatórias decorrentes de acordos judiciais. Os recursos viabilizaram a construção de um imóvel anexo à Fazenda da Esperança São Bento, comunidade terapêutica localizada no Distrito de Patriarca, em Sobral. O espaço tem seis dormitórios, sala, cozinha e banheiros.

Hoje, a instituição atende cerca de 50 adolescentes, jovens e adultos entre 15 e 45 anos. Além do acompanhamento médico e psicológico, eles têm o apoio de assistentes sociais, que conduzem as atividades de rotina. Todos os profissionais são voluntários. Os pacientes têm oportunidade de desenvolver habilidades profissionais para, então, conquistarem independência financeira, resgatando assim a autoestima e o convívio em sociedade. “Aprender um novo ofício é essencial para que eles ampliem as chances de conquistar espaço no mercado de trabalho e, enfim, começarem vida nova”, explica a diretora da entidade, Francirene Parente.

Entre 2016 e 2018, foram quatro destinações de recursos para a entidade, segundo a procuradora do MPT-CE Ana Valéria Targino. “O projeto social desenvolvido pela Fazenda da Esperança São Bento é de extrema importância”, enfatiza. “A iniciativa tem contribuído para reintegração social dos dependentes químicos, auxiliando na formação pessoal, profissional e familiar”, detalha.
Com a mais recente destinação, foi possível adquirir maquinário para projetos desenvolvidos pela instituição, como a padaria e marcenaria. “Com a aquisição desses equipamentos, conseguimos potencializar o trabalho. Hoje as atividades são conduzidas de forma mais profissional”, comemora Francirene. “A parceria do Ministério Público do Trabalho tem sido fundamental nessa nossa missão de resgatar vidas das drogas”, conclui.

Assessoria de Comunicação MPT-CE
(85) 3878-8356 | 9 9123-0209
ascom.mptce@gmail.com
www.prt7.mpt.mp.br

Imprimir