Seminário, em Beberibe, discute as consequências do trabalho infantil

O Município de Beberibe (localizado a cerca de 90km de Fortaleza) promove, nesta sexta-feira (13/9), o Seminário “Trabalho Infantil e suas consequências na Educação, na Saúde e no Desenvolvimento Social das Crianças e Adolescentes”. O evento será realizado em parceria com o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Feeti-CE), o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Na ocasião do evento será instalado o Fórum Municipal pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Beberibe (Fetibe). O procurador chefe, Antonio de Oliveira Lima, estará presente ao evento.

Participarão do evento estudantes, pais, profissionais da assistência social, da educação, da saúde, dos conselhos de direito e tutelar, dentre outros atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A organização do evento disponibilizou 150 vagas, sendo 75 para profissionais dos órgãos e entidades do Fórum Municipal de Beberibe e 75 para os representantes do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Feeti-CE), do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde de todos os Municípios Cearenses.

O Peteca

O Peteca é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Secretarias Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Consiste num conjunto de ações de conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Lançado em outubro de 2008, pela Procuradoria Regional do Trabalho no Ceará, o Peteca já contou com a adesão de 135 dos 184 municípios Cearense, envolvendo mais de 2 mil escolas, 15 mil professores e 400 mil alunos.

Tags: #Trabalho Infantil, #Peteca , #Seminário

Imprimir