Regional tem nova procuradora

Juliana Sombra Peixoto Garcia veio de Manaus (AM) para Fortaleza (CE) em remoção provisória

Desde dezembro último, o Ministério Público do Trabalho (MPT) cearense passou a contar com nova procuradora do Trabalho. Juliana Sombra Peixoto Garcia, que tomou posse em Manaus (AM) em outubro de 2010, conseguiu remoção provisória para Fortaleza, cidade onde nasceu. Ela se diz muito feliz por ter a possibilidade de atuar e contribuir para mudar a realidade em sua terra e revela que se surpreendeu positivamente com o poder excepcional que o MPT tem nas mãos, “embora ainda haja muito a crescer em sua luta por afirmação de identidade perante a sociedade”.

A procuradora defende que o MPT não é um arquiinimigo das empresas. “É importante salvaguardar os direitos dos trabalhadores e preservar a saúde das empresas. Acredito que elas podem se sensibilizar e compreender a importância de valorizar seus empregados e de ter o MPT como parceiro de ambos. “Tenho um amor muito grande pela Instituição e espero dar minha parcela de contribuição para que a sociedade evolua nas relações de trabalho. Espero que esse idealismo me mova sempre”, diz.

Durante três anos, ela cursou, concomitantemente, Ciências Sociais, na Uece, e Direito, na Unifor, o que evidencia a afinidade com a área social. Ainda no início do curso na Unifor, foi monitora da disciplina de Direito Processual Civil. Apaixonada pela academia, decidiu lecionar Direito. Quando ainda concluía a graduação, já iniciava especialização em Direito do Trabalho e foi aprovada para o mestrado em Direito Constitucional da UFC. E, através do magistério, sentiu o desejo de ser procuradora do Trabalho para aproximar teoria e prática.

“Senti uma vontade de ajudar a transformar os fatos de forma mais atuante do que apenas em sala de aula”, conta. E justifica a escolha pelo Ministério Público do Trabalho (MPT): “A carreira com a qual sempre tive maior afinidade foi a do Ministério Público, por ser o baluarte da efetivação dos direitos fundamentais consagrados pela Constituição de 1988”. Durante o ano em que permaneceu em Manaus, diante da carência de procuradores regionais na 11ª Região (AM/RR), ela atuou nas atividades de 2º grau.

Nas horas de folga, a procuradora adora cinema, leituras amenas como Filosofia e descanso no sítio da família, em Pacoti (maciço de Baturité).

 

PERFIL DA NOVA PROCURADORA

* Natural de Fortaleza, Juliana Sombra Peixoto Garcia tem 29 anos e é casada.

* Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza, tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Christus e é mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará.

* Estagiou na Assessoria Jurídica do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, colaborou com o escritório de advocacia Pontes e Peixoto Advogados Associados (na área trabalhista) e lecionou na Faculdade Christus e na Unifor.

* Em outubro de 2010, tomou posse como procuradora do Trabalho na 11ª Região (AM/RR).

 

Tags: #Procuradores, #MPTCE, #Transferência, #MPTAM

Imprimir