Servidora cedida ao MPT é finalista no 7º Concurso Causos do ECA

A professora do Município de Fortaleza Cláudia Maria Maciel Lopes, cedida ao Ministério Público do Trabalho (MPT), é finalista do 7º Concurso Nacional Causos do ECA. A relação dos finalistas foi divulgada pelo Portal Pró-Menino na noite de ontem, dia 23/8.

Claudia e Dr Antonio
Claudia e Dr Antonio

O trabalho produzido pela educadora, selecionado entre mais de 1160 inscritos, conta a história de um menino que soube vencer as barreiras pessoais, familiares e sociais e se tornar, já adulto, um grande defensor, entusiasta e articulador dos poderes públicos, entidades privadas e da sociedade civil para a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com o título “Semeador de Cidadania”, o causo produzido por Cláudia Maciel conta um pouco da vida e atuação do procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, titular, no Ceará, da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Cordinfância), no âmbito do MPT, e idealizador do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado em outubro de 2008.

O Portal Pró-Menino, ligado à Fundação Telefônica de São Paulo, havia divulgado na última quinta-feira, dia 18/8, a lista de 46 semifinalistas. Ontem, foram anunciados os 30 finalistas. O Concurso está organizado em três categorias: ECA como instrumento de transformação (na qual se insere o causo escrito pela professora cearense); ECA na Escola e Empregados da Telefônica. A comissão organizadora disse que a escolha foi bastante difícil, por terem sido recebidas ótimas histórias e com temas e discussões de grande importância para a garantia dos direitos infanto-juvenis.

Os vencedores serão anunciados em evento a ser realizado em São Paulo, em novembro próximo. Duas das melhores histórias serão escolhidas por meio de votação online aberta ao público em geral durante o mês de outubro.

RECONHECIMENTO

“O fato de o relato da professora Cláudia ter sido classificado como finalista é um reconhecimento importante e a vitória dela e de todos os que compartilham o compromisso com o desenvolvimento do Peteca no âmbito do Ceará”, afirmou o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima. Ele confirma que tinha conhecimento de que ela inscreveria o texto, mas garante que ainda não teve acesso ao causo.

O tema indicado pelo Portal Pró-Menino para o 7º Concurso Causos do ECA foi “Histórias que tecem a rede”. Fazem parte de uma rede a família, as organizações da sociedade (instituições, associações comunitárias, sindicatos, escolas, empresas), os conselhos de direitos, conselhos tutelares e o poder público, em suas várias instâncias. “O sucesso do Programa (Peteca) coordenado pelo procurador se deve, justamente, à habilidade com que ele soube articular esta rede para tornar realidade a abordagem em sala de aula do tema trabalho infantil”, frisa Cláudia Maciel.

Tags: #Trabalho Infantil, #MPTCE, #causosdoeca

Imprimir