Sistema de votação desenvolvido no Ceará vira referência no país

Ferramenta evita fraudes, agiliza e reduz custos de eleições sindicais

Será realizado nesta quinta-feira (14), em quatro municípios cearenses, o novo processo eleitoral para definir gestão do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas e Afins no Estado do Ceará (SINTERC). Filiados ao sindicato em Quixadá, Sobral, Paracuru e Fortaleza terão acesso a um sistema eletrônico desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) para garantir a lisura do processo, já que foi comprovada fraude na primeira votação.

O programa elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação do MPT-CE é pioneiro no país. “A mesma ferramenta foi usada na maior eleição sindical da América Latina, em São Paulo. No Nordeste, outras procuradorias regionais também já adotam o modelo desenvolvido no Ceará. É o caso de Pernambuco”, exemplifica o procurador regional do Trabalho Gérson Marques de Lima. “Além de impedir fraudes, o sistema garante uma celeridade muito maior, com baixo custo”, enfatiza.

O recurso é semelhante à urna eletrônica, utilizada pela primeira vez no Brasil em 1996. A diferença é que, no lugar das urnas, a votação é feita por meio de notebooks. Os votos são armazenados no próprio computador e o resultado da apuração sai em minutos. O MPT-CE disponibilizou notebooks para a aplicação do sistema eletrônico nas sete unidades de votação: uma fixa na sede do Sindicato, no bairro Mondubim, outras três itinerantes em Fortaleza e Região Metropolitana, além dos municípios de Quixadá, Sobral e Paracuru.

Fraude

A última eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas e Afins no Estado do Ceará foi em maio de 2014. O MPT-CE instaurou procedimento após receber denúncia de fraude. Em primeira instância, as chapas que disputaram a direção do SINTERC não entraram em acordo. O MPT-CE levou então o caso à Justiça do Trabalho e garantiu a anulação do pleito eleitoral.

Uma junta governativa composta por membros de outras entidades sindicais está à frente da gestão do sindicato até nova eleição. A votação de hoje teve início às 8h e tem encerramento previsto para às 17h com apuração em seguida.

Tags: #MPT, #Conalis, #EleiçõesSindicais, #MPTCE

Imprimir