Ceará na final do Prêmio MPT de Jornalismo

O jornal O Povo e a rádio FM Dom Bosco estão entre os finalistas do Prêmio MPT de Jornalismo 2016. A relação com mais de trinta trabalhos jornalísticos, de todas as regiões do país, foi divulgada na última sexta-feira (05) pela assessoria de comunicação da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.

A imagem de um trabalhador no lixão do município de Pacajus, do fotógrafo Fábio Lima, disputa a premiação nacional na categoria fotojornalismo. "Percebi que um homem se protegia da fumaça tóxica e do sol ardente com uma lona suja que o camuflava naquele cenário apocalíptico. Resolvi acompanhá-lo" relembra Fábio. Já as jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias produziram, para a rádio Dom Bosco, uma série de reportagens sobre a exploração de crianças e adolescentes em lixões, plantações de caju e mandioca, no Ceará. "[As matérias] revelam o quanto a sociedade civil e o poder público precisam atuar juntos no combate o trabalho infantil", enfatiza Jocasta. "Existem muitos Pacajus espalhados pelo Brasil, infelizmente", completa.

Foto: Fábio Lima
Foto: Fábio Lima

Nesta terceira edição do Prêmio, foram inscritos cerca de 400 trabalhos jornalísticos. Os trabalhos selecionados foram avaliados em cinco etapas regionais e uma nacional e concorreram nas categorias jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Na etapa nacional ainda foram escolhidos os ganhadores dos prêmios especiais Fraudes Trabalhistas e MPT de Jornalismo. Ao todo o prêmio distribui quase R$ 400 mil nas oito categorias e dois prêmios especiais.

Os vencedores regionais e nacionais por categoria serão conhecidos dia 1º de setembro, em cerimônia em Brasília. Para ver a relação de finalistas, acesse: http://premiomptdejornalismo.com.br/premio-mpt-de-jornalismo-2016-divulga-finalistas/

 

Imprimir