Trabalhadores garantem acordo após 11 meses de negociações

Em assembleia realizada na noite da última sexta-feira (18), terceirizados da Coelce/Enel aprovaram a proposta final das empresas para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2022. Foi o desfecho de um processo de negociações que se arrastou por 11 meses.

A categoria se manteve em greve por cinco dias. Diante da dificuldade, buscou viabilizar a retomada do diálogo por meio do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho, que mediou a negociação entre os sindicatos dos trabalhadores (Sindeletro) e patronal (Sindienergia).

Diante da pressão do movimento paredista, a proposta manteve as cláusulas asseguradas na atual convenção, garantindo reajuste salarial de 4,7%. Para 2021, a correção salarial será a inflação mais 0,5%. O valor retroativo dos reajustes, desde fevereiro (data-base da categoria), será pago a partir de janeiro de 2021: 60% em janeiro e 40% em fevereiro. As empresas que já efetuaram os pagamentos terão de fazer a complementação dos valores.

Os dias de greve não serão descontados dos salários, mas serão compensados a partir de abril do próximo ano (um dia a cada dois meses).

Imprimir