Em audiência no MPT, trabalhadores do transporte complementar avançam em negociações para por fim à greve

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Complementar de Fortaleza (Sintraafor) e da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps) estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Ceará, no último dia 19, na tentativa de chegar a um acordo que ponha fim à paralisação das vans do transporte complementar de Fortaleza.

 As partes participaram de audiência presidida pelo procurador regional do trabalho, Gérson Marques, em que ficaram acertados alguns pontos. Entre eles: o retorno dos trabalhadores ao serviço, em percentual não inferior a 30%; o abono dos dias parados compreendidos entre 9 e 19 de fevereiro de 2015 e a constituição de grupo formado por dois representantes de cada parte, para acompanhar a aplicação do dinheiro recebido diretamente dos passageiros, o chamado “apurado de salão”.

Ficou acertado ainda que, diariamente, será retirada do apurado de salão a despesa com combustível e manutenção, necessária à circulação das vans, e que o remanescente deverá ser rateado, proporcionalmente, entre os trabalhadores e entre os cooperados que também operam os veículos.

Toda quarta-feira, a comissão deverá apresentar documentos que comprovem a movimentação financeira no sistema de transporte complementar . Com as medidas pactuadas, a Cootraps, que elege nova diretoria nesta terça (24), espera se reequilibrar financeiramente para pagar os salários atrasados, principal reinvindicação dos trabalhadores.

Tags: #Greve, #Mediação #Sindicato, #MPTCE

Imprimir